Você sabe como funciona uma campanha voltada para o Oscar? Em novembro de 2023, a SPCINE me convidou para ministrar um curso para desmistificar o processo e também compartilhar a minha experiência como estrategista de campanhas.
Disponibilizado gratuitamente no canal da SPCINE, o curso tem 5 horas e é voltado para cineastas, produtores e distribuidores que tenham interesse em competir nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Longa ou Curta Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação. O curso é indicado principalmente, mas não apenas, para profissionais com experiência na indústria do cinema, mas nenhuma ou pouca experiência em competição do Oscar.
Na parte 1, eu explico como se qualificar para concorrer ao Oscar, quais são os critérios de elegibilidade — informação importante ao pensar o lançamento de um filme, por exemplo —, que categorias são as mais acessíveis, quem são os votantes, como funciona internamente a votação e o que pode e não pode durante a campanha. Também tive o prazer de bater um papo com as diretoras Ana e Helena Petta do filme Quando Falta o Ar que, ao ganhar o prêmio de melhor longa-documentário no festival É Tudo Verdade, se qualificou para o Oscar 2022. Assista:
Na parte 2, eu listo todas as etapas de uma campanha e explico como contratar publicistas, quais são as principais agências, quanto custa e como contratar anúncios nos principais jornais, como organizar cabines para votantes em Los Angeles e Nova York, e dou dicas de como ativar sua rede de contatos para buscar oportunidades gratuitas que geram impacto. Também falei com a Marília Senlle, antropóloga da Aruac Filmes, sobre a campanha de Oscar do curta-doc Mãri Hi - A Árvore do Sonho, e com o crítico de cinema Waldemar Dalenogare, que explicou que tipo de material costuma receber dos filmes que concorrem ao Oscar e o que gostaria de ver das produtoras brasileiras. Assista:
Deixo aqui meus agradecimentos aos convidados pela participação durante a live; à SPCINE pelo convite, em especial Marina Zaslawski Baião, Assessora de Formação e estagiários Matheus Xavier e Ayla Vitória, e às intérpretes Samara e Helen.
תגובות